(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

INDICADOR E REFERENCIAL



Show Da Avenida

Já reparou que quase tudo está representado através de um indicador?

O seu peso, altura, colesterol, conta bancária, seu tempo... Quantas namoradas ou namorados, “ficantes em uma noite só”, quilos de peixes pescados e por ai vai...


Quase tudo requer um numeral, algo que referencie um grau de comparação...


Até nas ações do judiciário, na maioria das vezes, o que está em discussão é quanto que cada parte vai pagar, receber, ganhar ou perder.


Tecnologicamente definimos um equipamento pelo tamanho do HD, memória por megas e teras, velocidade por bites...Ufa!

Medir algo segue uma escala, sempre representada pelo respectivo indicador... O indicador fundamenta-se num referencial!

100 é pouco ou é bom?

Se for em colesterol, se for em peso, se for em nota de prova a história pode mudar e muito!!

Escrevi tudo isso só pra dizer algo me intriga fundamentado em minhas andanças pelo país: saber que grande parte das pessoas não quantifica seus objetivos pessoais e até seus objetivos profissionais... Estou mais uma vez falando de metas sim!!
Quais são os objetivos em ordem de importância? E em ordem de prioridade? Onde se quer chegar? Qual o índice satisfatório? Qual o referencial de mercado?
Os indicadores devem ser acompanhados periodicamente, diria até diariamente. As metas devem estar referenciadas para períodos longos (20, 10, 5 anos). Meses, trimestres! Quando você estabelecê-las e aprender a acompanhá-las, sua vida vai mudar e muito, acredite!

Ultimamente tenho pensado muito na minha aposentadoria... Não, não em me aposentar, mas como estarei com minha saúde física, emocional e financeira nesse momento da vida. Afinal, o melhor presente que posso deixar para minhas filhas, além da educação que proporciono, princípios de ética e saúde é a minha não dependência delas nesse momento...

Então, vai deixar a vida lhe levar?

Vida leva eu...(??). Leva mesmo?


Autor: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior