(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

DEFINITIVAMENTE A EVOLUÇÃO E FEMININA



Show Da Avenida

O título do artigo remete a uma de minhas palestras que tem feito muito sucesso atualmente não somente para o público feminino, mas também para empresários em geral.

E reflete a mais pura verdade! A evolução da nossa espécie, definitivamente, passa pelo universo feminino.


Segundo a Boston Consulting Group (BCG), foi realizado um estudo com 21000 mulheres que mostrou que elas controlam ou influenciam 70% (setenta por cento!) dos gastos de consumo feitos nos Estados Unidos, gerindo aproximadamente cinco trilhões de dólares. E a tendência é que esse percentual aumente ainda mais!!


Em 1949, a partir do livro “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir, a autora já vislumbrava o potencial desse universo cor de rosa.


Beauvoir proclamava a “importância da reflexão sobre a igualdade entre os sexos... e que a emancipação feminina ocorreria com a independência econômica e muita luta...”


Os passos mais largos e decisivos dessa evolução no mundo ocorreram em um passado muito recente. Data dos anos 70 com a aprovação da igualdade salarial no Reino Unido, bem como da aparição da primeira mulher presidente: Izabel Perón, na Argentina.


Na China e na Índia , as mulheres ainda estão dando os primeiros passos nesse sentido. Por outro lado, em vários países escandinavos, as mulheres já ganham mais que os homens.


No Brasil vivemos um momento intermediário. A primeira senadora (Júnia Marise – PDT/MG) só foi eleita em 1990. Hoje temos um dos piores índices de participação feminina em cargos legislativos da América do Sul (11.66% - dados de 2010). Dentre 172 países, estamos em 102º lugar... Mas elegemos uma mulher na Presidência da República!! Dilma Rousseff é uma evolução definitiva!!


O que isso representa? Muito mesmo!!! Não estou fazendo apologia política e nem campanha pra ninguém não. Eu só quero ressaltar e enfatizar o que disse uma das principais representantes do movimento feminista no Brasil, Rose Marie Muraro:


“...a mulher é SOFT! O homem é HARD... é isso é biológico! A mulher é obrigada a proteger a vida e o homem obrigado a buscar comida. Daí as guerras e a corrupção...”


Portanto, com mulheres no poder, cai nível de corrupção!! Pois é, até agora (maio / 2012), se minha conta não estiver errada, foram oito ministros que caíram no governo, todos homens e a grande maioria envolvido em algum escândalo de corrupção...


O fato marcante é que a grande maioria das mulheres enaltece seus valores femininos acima de tudo! Valores como ética, determinação, senso de justiça, intuição, família, disciplina, sensibilidade, transparência, integridade e criatividade estão sempre em pauta nas ações femininas.


Elas dão muita importância para as relações interpessoais, sabem trabalhar em equipe, usam motivação e persuasão ao invés de ordem e controle e, principalmente, a cooperação no lugar da competição!! Que maravilha!!!


Falando um pouco em negócios, algumas companhias já perceberam o fenômeno , mas muitas ainda não pensam no público feminino quando planejam suas ações de marketing.


Pensem comigo: de quem é a última palavra para:


- comprar a casa da família?


- comprar o carro da família?


- a escolha do celular do marido?


- escolher o pacote de férias?


- definir a escola dos filhos?


- aceitar o restaurante para jantar?


- decidir pela cor do terno do marido?


- aceitar o genro? (Você pode ter pensado que é o marido, mas quem influencia e convence é a mulher...);


- decidir pela reforma da casa?

Mulheres são novidadeiras, adoram o que está na crista da onda, adoram uma inovação. Homens são diferentes: apesar de comprarem produtos caros, na maioria das vezes compram o mesmo tipo de produto quando o antigo fica velho.


No universo da moda é impressionante como as coleções se alteram de um ano para o outro... o que é usado hoje, no outono do próximo ano será ultrapassado, cairá em desuso..


Sem contar que o poder do “buxixo” de uma mulher é muito maior... Mulher é mais comunicativa e tem uma quantidade de amizades maior que o homem. Uma cliente satisfeita normalmente conta sua experiência a dez amigas. A consumidora descontente fala de sua experiência para mais de 100 pessoas...


E então, como você irá tratar sua próxima consumidora? Em seu negócio, como você irá surfar a “frenética” onda da evolução feminina?


Abra suas asas... Abrace esse mercado decisor!



Dill Casella


Autor: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior