(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

ESSE MEU AMIGO...



Tenho usado em minhas palestras sobre “Como realizar os sonhos da sua vida!!” o exemplo de um grande amigo!! Trata-se de um relato de superação, foco, persistência e metas claras!!


Ao final dos eventos, sempre alguém quer saber mais sobre essa história e até pede para que eu escreva. Desta forma, achei conveniente publicá-la como um artigo.


Vamos lá:


Nascido na Bahia, casado com uma mineira, morador da cidade do Rio de Janeiro e, como a grande parte dos cariocas, “esse meu amigo” tinha o sonho de viver na Barra da Tijuca. Sonho rotulado por muitos como “sonho da classe emergente do Rio de Janeiro”. Ele tinha suas razões e preferências (eu, pessoalmente, se fosse viver no Rio, também escolheria a Barra, por sua beleza, pelo certo ‘afastamento’ de tudo, pela qualidade da praia, pelo glamour, etc.).


Advogado, professor universitário, casado com uma gerente de vendas de um grande magazine, lutou por muitos e muitos anos. Foram muitas aulas em período noturno, aos sábados, muitas horas de fórum, muitas noites estudando e montando petições...Ela, a cada venda de eletrodomésticos, móveis e utensílios para o lar, canalizava suas comissões, prêmios por atingimentos de metas da equipe para a reserva do casal em busca do tão sonhado apartamento.


Enfim, compraram!! O sonho, que virou desejo, transformando-se em meta, acabara de se materializar!! Mobiliaram o apartamento como quiseram!! Do jeito que sempre sonharam!! A cozinha, os dormitórios, tudo estava perfeito!!


No Carnaval de 1998, foram viajar!! Toda a família (casal e filhos) unida, saiu do Rio para visitar a avó em Belo Horizonte.


Durante um momento de descontração, na companhia de tantos outros familiares, na sala de visita da avó com a televisão ligada, a programação normal da mesma é interrompida pelo sombrio e assustador “Plantão do JN”. O leitor sabe como é, lá vem tragédia...O que viria pela frente? Mais um plano econômico? Mais um congelamento de preços? Quem teria morrido? Alguma enchente? As torres gêmeas estavam em pé e Bin Laden era somente um barbudo desconhecido...


Pois bem, acabara de desabar um condomínio de apartamentos no Rio de Janeiro!! Na Barra da Tijuca!! Ali, ao vivo, pela carioca Rede Globo, o casal começa a reconhecer a vizinhança do SEU PRÉDIO!! Ali, naquele momento, começa a sensação de desmoronamento do sonho da família...Eram moradores do Palace 2!!!


Os instantes seguintes na casa da avó mesclaram desespero, desconforto, incompreensão, ingratidão, dor, choro...”Por que Deus? Por que conosco?” Tudo, absolutamente tudo foi perdido...Das fotos das crianças e do casamento, aos documentos pessoais, os diplomas, a cozinha planejada, as apostilas dos vestibulares das crianças, as provas dos alunos da faculdade...O sonho construído em tantos anos, virou um amontoado de entulho...


Mãe e filhos choravam abraçados, quando “esse meu amigo” deixou a sala. Fora chorar sozinho? Teria abandonado a família num momento tão difícil? Não seria possível...Justamente ele, personagem central do estabelecimento das metas de conquista da família...Ele iria retornar...Com certeza, iria retornar!!! Repentinamente, adentra a sala com uma garrafa de champagne e algumas taças nas mãos para fazer um brinde!! Um brinde à VIDA!!!!!!!


Um brinde ao fato de não estarem no prédio!! Um brinde que representava a força para a capacidade de reconstrução do sonho, de não perderem as maiores conquistas de suas vidas: a crença em Deus e a capacidade de “inventarem o futuro”.


Inventarem sim, ou talvez, criarem, construírem novas condições e metas claras e atingíveis.


Foram morar em um hotel no Rio, levando somente as roupas que tinham levado a Belo Horizonte...Passados alguns anos de muitas dificuldades, adaptações, a vida voltou ao normal. Hoje sonham com a formatura da Pós Graduação dos filhos, com um curso de especialização no exterior, em férias na Europa. Estão ajudando comunidades carentes do Rio, participando de instituições de ajuda ao próximo...fizeram de todo o ocorrido um tremendo aprendizado (e que aprendizado, hein).


Ah, ia me esquecendo: estão morando em um confortável, maravilhoso e amplo apartamento com vista para o mar e tudo!! Onde? Lógico que na BARRA!! Poderia ser em outro lugar


Fonte: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior