(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

FAMÍLIA, AS OBRIGAÇÕES NO TRABALHO E A VIDA



Estamos em pleno século XXI. A tecnologia está ai, nos e-mails de banda larga, nos arquivos sendo compartilhados, nos processadores de altíssima velocidade, na automação, nos sistemas...


Tudo para permitir facilidades ao homem, maior controle das ações, dos resultados, dos relacionamentos com clientes, etc. Tudo a um simples “click”!! Na outra ponta, a competitividade faz suas exigências: que os colaboradores estejam “on line all time”, que o e-commerce absorva o máximo possível de transações, etc.

Lógico que para beneficiar o homem, certo? Deveria...alguns teóricos defendem até que o ócio seria uma realidade!! Que teríamos mais tempo livre para investirmos em “massa cerebral”, inteligência humana e em nossas relações interpessoais e familiares. Por que, então, estamos longe dessa realidade? O que leva um executivo a passar de 70 a 90% de seu tempo em reuniões ou em processos burocráticos? O que o leva a dedicar o restante de seu tempo corporativo a responder centenas (sim, no plural!) de e-mails, na maioria das vezes, avançando (e muito!) em seu horário normal de trabalho?


Na certeza da realidade dessa lei 80 / 20: 80% em reuniões e 20% para responder uma média de 150 e-mails (Pensaram em Pareto? Não, é a realidade “Porreta” mesmo...), sabendo que o dia seguinte os próximos 150 e-mails serão infalíveis, qual a qualidade dessas respostas? OK, não sejamos hipócritas, o mundo é competitivo sim, no entanto, onde estamos errando? Quem está trabalhando para quem? A tecnologia ou o homem?


Qual o índice de eficácia dos 80% do tempo de vários executivos em reunião? Que horas você está chegando em casa, meu (minha) filho (a)? Ah! Lembrou-se do SEU (SUA) filho (a)? Pois é, e como tudo estará na época dele (dela)? Não estou nem falando da sua atenção com ele (ela), que deve estar com saldo sentimental negativo...


Por favor, ache o vilão dessa história e conte ao universo!! Como diz nosso artista de plantão, Gabriel, o Pensador, “na mudança de postura, a gente fica mais seguro, na mudança do presente, a gente molda o futuro...”


Ah! Já sei! Você acumula os e-mails para respondê-los no final de semana ou espera a hora do rush para permanecer no escritório e respondê-los à noite...


Seu (sua) filho (a) não entende...No fundo, TODOS estão carentes...


Afinal, quem trabalha para quem?...


Autor: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior