(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

SE O SEU LÍDER É CONSERVADOR...



Imagine o seguinte cenário:


Você é um profissional recém formado ou já com uma certa experiência, acima de tudo, conectado na informação, no que acontece no mundo, preocupado em atualizar-se nos idiomas que o mercado fala (o oficial e o “corporativês”), em informática, etc.


Para ocupar seu cargo atual, foram vários processo de seleção, desde a primeira entrevista, passando por dinâmicas de grupo, encontros com diretores e superintendência. Você participou de jogos, montagens, situações que até agora não sabe o porquê...Você é um vencedor!! Deixou dezenas, até centenas de concorrentes para trás!! Parabéns!! Você foi “o escolhido”!!!!


É sua primeira semana de trabalho, com a energia e a determinação de um trem para fazer acontecer!! Apresentado ao seu novo líder, já nessa semana, começa a perceber divergências...De divergências, você começa a notar que existem verdadeiros abismos...


O líder, uma pessoa madura sim, no entanto, sem idade para ser seu pai! Somente um pouco mais velha, nada que represente um choque. Existe, entretanto, algo de estranho. Você percebe em seus hábitos e procedimentos, tratar-se de uma pessoa “velha” e o que de fato envelheceu não é a pessoa e sim seus conceitos...


Ele (que na verdade pode ser ela!) olha sempre para trás, somente no que deu certo há algum tempo...Pior: rejeita suas idéias, não vê alternativa em suas colocações...


Por mais que você traga informações “plugadas”, ele (ou ela) não acredita nas novidades, esconde-se em verdadeiras trincheiras e guetos de dificuldades e desculpas...


Pare!! Caro leitor, você já viu esse cenário? O que fazer nessas situações? Sair da empresa? Pedir as contas e voltar para o mercado de trabalho? Ah, sua vaga continua sendo desejada pelas centenas que você superou!! O que fazer?


Você é livre para tomar suas decisões, mas sabe qual é minha dica? Aproveite!! Aproveite para aprender!! Nem que seja para adota-la como contra exemplo, aproveite para observar, sem absorver o hábito, evitando tais situações quando, futuramente, VOCÊ estiver na pele dele (nessa ou em outra corporação)!!


Use esse tempo a seu favor, imaginando-se em uma passageira convivência com prazo para acabar, Tenha certeza: isso não será para sempre!!


Quando passar essa fase e VOCÊ for líder, permita a sua equipe o poder de liderar!! Permita que liderem, primeiramente, as próprias idéias!! E, muito mais quer ser capaz em fazer seu time buscar os resultados desejados, o que espero é que você tenha cumprido sua missão em formar novos líderes!!


E que missão divina!!!


Boa jornada e sucesso!!


Fonte: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior