- Aos oitenta e tantos anos e uma infinidade de peças e personagens interpretados, o ator Paulo Autran ainda sentia frio na barriga antes de cada apresentação e dizia que cada novo papel representa o mesmo desafio do início.
- Um grande amigo meu, Rogério Caldas, colega de profissão, viajou recentemente na Ponte Aérea ao lado de Tony Ramos. Sendo seu fã incondicional, não suportou e puxou uma conversa sobre seu comportamento antes de entrar em cena. Disse que sente um “frio na barriga” antes de cada apresentação e questionou a Tony o que ele achava. Ouviu: “Jamais perca isso!! Jamais!! Esse é o combustível de seu sucesso!!”
- Acompanhei o nascimento de minhas filhas, realizado pelo Dr. Clovis. No auge de seus mais de 4.000 partos, pude acompanhar sua tensão. Positiva é claro!! Tensão para decidir pelo melhor!! Para não errar e trazer ao mundo mais uma vida!!
- Os melhores esportistas do mundo passam por tal momento. Lembram-se do “suspiro” da Hortência antes de cada arremesso, do olhar do Senna e do Schumacher antes de cada largada?
- E em outros casos? Os pilotos de avião e suas decolagens e aterrissagens, os calculistas e suas estruturas habitáveis e tantas outras profissões.
E você, como reage antes de um momento decisivo da sua carreira? Imagine-se ou lembre-se de uma negociação importante para você!! A negociação de salário, a entrevista de emprego, negociando um novo processo interno com outros departamentos e, se você for da área comercial, lembre-se de suas principais negociações...Lembre-se de onde estava, do instante que precedeu a negociação, do olho no olho, dos interesses que cercavam o momento, das vozes, dos momentos mais tensos e mais relaxados, da mesa onde foram abertas as pastas, do cheiro do cafezinho. As vitórias, as derrotas...
Você sofreu uma tensão inicial? Pode parecer um absurdo, mas isso só faz bem!! O excesso de confiança e a perda da tensão inicial podem influenciar fortemente um insucesso. Lógico que não estou sugerindo para que você entre “travado”, sem jogo de cintura, de mau humor em suas próximas negociações.
O fato é que a linha que divide o sucesso do fracasso do ser humano é muito tênue. É a mesma que divide a tensão do excesso de confiança. Muitas vezes, “cantamos vitória” antecipadamente, imaginado que tudo ocorrerá nas mesmas circunstâncias das vitórias anteriores e relaxamos. E ai o jogo muda!! E você começa a querer resgatar a tensão DURANTE a negociação. Já viram o resultado, não é?
O presidente de uma grande multinacional, certa vez confessou que “quando pensa que está firme, ganhando, é justamente o momento em que ele começa a perder...”. Esse é o espírito!!
Em suas próximas negociações, entre focado, positivo, motivado, no entanto, sem jamais contar vitória antecipadamente. Abuse de seu jogo de cintura, de seu poder de dramatização, do humor, do seu conhecimento, da sintonia e da habilidade em ouvir seu interlocutor.
Acredite no seu potencial sim e construa sua nova vitória no momento em que se está vivendo. Tremer, temer, ficar inseguro antes de “entrar em cena” faz parte da vida de todos os profissionais citados acima, independente de suas idades, conquistas e sucessos!! Celebre a vitória, ou no caso da derrota, certifique-se das ocorrências relevantes para que não voltem a acontecer!! De qualquer maneira, permita-se a tensão inicial!! Ela é a coisa mais saudável que pode ocorrer nos primeiros momentos de suas negociações!!
Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!