(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

FIEIS AMIGOS CONCORRENTES



Foi durante treinamento para novos palestrantes, há alguns anos. O facilitador, palestrante com um pouco mais de “quilometragem rodada”, solicitou, durante uma dinâmica, que quem aprovasse determinada ação, deveria ficar em pé.


Uma voz firme, simpática, bem postada, tomou conta do ambiente, protestando à ordem do líder. Imediatamente, minha atenção foi chamada ao outro lado da sala, tomada por mais de 100 conferencistas.


Lá estava ele, dono de um sorriso contagiante, olhar decidido e energia incontestável. Lá estava Toni Vaz!!


O que difere Toni da maioria das pessoas é sua energia, a capacidade de envolvimento e de transformar uma platéia inteira com algumas simples palavras. Ah, tem um detalhe desse grande homem, motivo do protesto citado no início do artigo: ele foi atingido pelo vírus da poliomielite aos 6 meses de idade, ficando, para sempre, sem andar...Isso é o que menos importa nesse bacharel em direito, radialista, jornalista, escritor, poeta, servidor concursado no Tribunal Regional do Trabalho, atleta de basquete em cadeiras de rodas, etc.


Naquele dia, eu não conseguiria almoçar com outra pessoa que não fosse o Toni. Precisava vivenciar mais de perto a capacidade de acreditar e vencer, abençoada por Deus, naquele homem! Começamos uma amizade maravilhosa, daquelas construídas com a verdade, com o coração!


Hoje, distantes mais de 500 km, defendemos nossos interesses individuais, é verdade! Atuamos com produtos similares em mercados comuns e nem por isso deixamos de nos falar. Muito pelo contrário: cada ligação tanto de um lado quanto para outro não dura menos que uma hora!! Compartilhamos vitórias, experiências, frustrações, peculiaridades, aprendizado, caminhos, descobertas, etc.


Somos concorrentes sim!! Em vários casos, soubemos depois que havíamos enviado propostas para o mesmo cliente!! E nem por isso deixamos de continuar trocando muito mais que “um dedinho de prosa”. Funciona como um terapia, quase sempre finalizada com gostosas gargalhadas!!


Esse é o espírito!! Esse deve ser o combustível que muitas associações, federações, sindicatos, clubes, condomínios, etc. se esqueceram de renovar...A construção de relacionamentos, defendendo interesses comuns, deve ser construída sobre o estado de “melhor eu”, ou seja, de compartilhamento, interesses construtivos, competição leal e alegria pela realização!!


Não é fácil de acontecer e muito mais difícil de ser alimentada!! Mas nós conseguimos, não é Toni? E confesso que tenho tido muito prazer com nossa amizade!! Aquele tipo somente explicada por Deus, talvez com origem em outras conexões, outras dimensões, mas que dão um significado especial para essa viagem fantástica chamada VIDA!!


Fonte: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior