(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

FÉRIAS DIÁRIAS: É POSSÍVEL SIM!!



Dizer que o dia a dia é estressante, apavorante, às vezes, insuportável, beirando o limite do tolerável não é nenhum exagero. Calma!...


Eu sei que nem todos concordam com esse peso todo, mas, na maioria das vezes, vivemos o sacrifício do hoje, arquitetamos a forma e a dimensão do que celebraremos no amanhã. Em outras palavras, construímos nossos sonhos do amanhã com nossas atitudes hoje (e assim espero que todo leitor o faça com a definição clara de suas metas pessoais e profissionais).


É louvável a busca pela celebração final! É admirável que as conquistas venham a partir de muita luta, garra e determinação!! Por outro lado, quero falar, hoje, de auto permissão!! Quero falar da possibilidade de nos permitirmos pequenos momentos de prazer que funcionam como verdadeiros estimulantes, momentos de “carga rápida de bateria”. Momentos que podem mudar o rumo de uma meta maior e que geralmente são acompanhados de devaneio, de um “sonhar acordado”, ou se preferirem, da possibilidade de “viajar na maionese” (Momento “Hellmann`s Air Lines”).


Trata-se de algo que não pode ser comparado com férias. Férias são necessárias, merecidas, planejadas e fundamentais para nosso desenvolvimento humano!


Um momento muito bem retratado acontece no filme “Colateral”, onde o motorista de táxi, ao iniciar seu dia, coloca a foto de uma ilha paradisíaca no quebra sol do carro. Várias vezes ao dia ele recorre à foto e, mentalmente, assume estar desfrutando daquele lugar por alguns minutos.


Algumas empresas já perceberam isso e utilizam tal recurso de maneira brilhante como estratégia de marketing. O melhor exemplo que conheço é o da Cremeria Nestlé, onde o simples ritual de saborear um sorvete é potencializado como a oportunidade de uma experiência única! Contempla o que há de mais moderno em termos de arquitetura de exposição de produtos, tecnologia, funcionários treinados, ambiente harmônico, descontraído e aconchegante. O pano de fundo para essa “atmosfera” é a política de proporcionar aos clientes seus “dez minutos de férias por dia”.


Portanto, permita-se!! Saboreie seus momentos de pequenos prazeres! Faça com eles sejam trampolins de suas realizações maiores!! Jamais sufoque os pequenos prazeres, vivendo somente a possibilidade da grande meta!!


Abra aquela garrafa de vinho que espera uma boa ocasião, visite seu amigo, convide-o para aquela pizza que está agendada há anos!! Sente-se no chão para brincar com seus filhos HOJE e não somente em suas futuras férias!! Sorria ao entrar no elevador! Diga um sonoro e simpático “bom dia!!”. Ouça mais as pessoas e dê atenção a seus assuntos!! Aceite o convite para aquela feijoada próxima ao escritório. Saia da rotina em sua vida amorosa: deixe seus filhos com a vovó e convide seu (sua) parceiro (a) para uma “escapada” no sábado à tarde.


Permita-se!!! Sorria mais!! Desfrute da vida...hoje!!!


Fonte: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior