Estamos vivenciando o calor dos Jogos Olímpicos de Pequim!! Olhos atentos, muita torcida e o que será que o mundo está mais comentando agora? Certamente, fala-se muito em Michael Phelps, o fenômeno americano e histórico da natação. Outros “buxixos” surgirão e serão transformados em assuntos nos trens de metrôs, ônibus, reuniões familiares, rodas de amigos, etc.
Isso é maravilhoso e faz parte da natureza humana!! Frequentemente adotamos um alvo (uma empresa, um departamento, um chefe, etc.) para discorrermos. E então as percepções vão saindo, as filosofias acontecem, opiniões são aceitas ou não e o “Tititi” está feito!!
O que seria de nós, humanos, sem esse “Tititi”? Inspirações não nos faltam e vão desde a fértil classe política, passando por fórmulas culinárias que dão certo até chegarem a produtos e serviços aprovados e outros nem tanto... E o marketing não conhece meio mais eficaz de divulgação e promoção! Fazemos isso, muitas vezes, de forma inconsciente, temperados com muita emoção, depoimentos e testemunhos exaltados!
Aliás, grande parte das empresas buscam e investem milhões para causar o “Tititi” do bem, do sucesso! Algumas fazem muito bem o trabalho para fora e se esquecem do colaborador...outras, praticam com excelência o endomarketing, mas deixam evidente a intenção de somente “sugarem energias e recursos de clientes externos”. Outras...bem, vamos falar de quem causa o bom “buxixo”! Quem produz e presta serviços com dignidade, ética e integridade! Esse merece nosso aplauso e que seu nome corra de boca em boca com um sobrenome positivo!
Outro dia, no interior de São Paulo, ouvi a expressão “Fulano está com ‘andaço’”..Ah, lembrei-me da minha avó imediatamente, que ao menor sinal de mal estar de um de nós, já falava do tal do “andaço”. Para quem não sabe, “andaço” é uma doença, uma epidemia, na maioria das vezes de baixo risco, mas que se espalha com uma rapidez voraz. Na medicina atual é a famosa virose. Pode ser também a ocorrência repetida de algo. No último 08/08/2008 tivemos “andaços de casamentos” na China e no Brasil, que também celebrou “andaço de cesarianas”...
Então, caro leitor, para seus produtos e serviços, o “Tititi” pode ter o poder e a voracidade do “andaço”, causar um tremendo “blábláblá”, conquistar e também desmoronar carteiras de clientes, empresas, campanhas políticas, etc.
O “Tititi” do sucesso é o objetivo! Para tal, zele pela qualidade, pela autenticidade e veracidade de ações e intenções com seus interlocutores!
O lucro e o sucesso são conseqüências de um trabalho bem planejado, muito bem executado e que causa um tremendo “Tititi” do bem!!
Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!