(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

FAZER ACONTECER É ASSIM



Uma de minhas palestras que faz mais sucesso em todo o Brasil é a “FAZER ACONTECER”. Nela, abordo como devemos desafiar a construção do amanhã, como devemos interceder na construção do próprio futuro pessoal e profissional.


E como é gratificante receber, imediatamente após as palestras, ou mesmo via e-mail dias depois, mensagens que tocaram ou transformaram a vida de várias pessoas. Nessas horas assumo não a profissão, mas a missão de ser “Transformador de Seres Humanos”. Sinto-me honrado!


Há dois anos conheci Amanda! Aos dezessete anos e filha de uma grande amiga, após a palestra, fomos jantar. Fiquei impressionado com sua determinação. Ah, enganei-me... determinação era somente uma de suas FERRAMENTAS principais de uma coisa ainda maior: FOCO! Sobrinha de médicos, no meio do jantar ela soltou a seguinte frase: “Quero Medicina e tem que ser na USP!”.


Naquele ano, Amanda fez 71 pontos na primeira fase da FUVEST. Ficou por 3 pontos de ser aprovada para a segunda fase. Chorou! Pensou em desistir... Tinha dedicado o ano inteiro, na flor da adolescência, àquele vestibular. Dias depois, matriculava-se num cursinho de ponta em São Paulo. Moradora de Pouso Alegre (MG), optou por viver em um pensionato próximo à Avenida Paulista. Nada de namoro, poucas baladas e FOCO no vestibular de Medicina da USP. Isso também é PLANEJAMENTO!


O mês agora é dezembro e o ano 2008. E Amanda faz o primeiro vestibular para uma universidade pública. É reprovada...O mundo cai! Talvez não estivesse em um bom dia... Restam ainda cinco outros vestibulares. O primeiro é de uma universidade particular, justamente em Pouso Alegre, sua terra. Amanda vai assustada, apreensiva, porém, com aquela gana, vontade da virada, de provar para si mesma sua competência. É aprovada em primeiro lugar! Opa! Será que estava realmente preparada?


Estava na hora de colocar a MÃO NA MASSA. Mostrar para que tinha investido dois anos de sua vida! Justamente na idade que queremos poucos compromissos com a vida...


Dois vestibulares em instituições públicas do interior de São Paulo! Duas aprovações com notas altíssimas. Começava ali umas das mais fantásticas histórias do FAZER ACONTECER! Quando alguém realmente quer, não espera o dia clarear, faz amanhecer!!


Pronta para desacelerar as turbinas, curtir as férias e pensar como seria a vida no ano seguinte no interior de São Paulo? Talvez uma grande parte de nós fizesse isso...Amanda não! Ela queria USP, lembram-se? Acelerou e foi adiante! Ela não desiste e agora tinha que medir seus próprios limites! Algo como Michael Phelps nas últimas Olimpíadas, Ronaldo na Copa 2002 e Romário em 1994!


Lógico que “papou” a USP!! Ah, de quebra, a UNICAMP! Com notas altíssimas Essa é Amanda!!


O que faz uma pessoa ser aprovada em cinco vestibulares de primeira linha em medicina (quatro em instituições públicas, uma privada e em primeiro lugar!)? QI? Inteligência Emocional? Base familiar? Base educacional? Talvez um pouco de tudo isso e algo mais!


Amanda quis (de verdade!). Leia-se FOCO!! Teve PLANEJAMENTO para atingir seus objetivos (ensino médio de qualidade e um ano de cursinho para medicina). Usou as MELHORES FERRAMENTAS (determinação, gana, proatividade) e, literalmente, pôs a MÃO NA MASSA (investiu horas, finais de semana, noites, etc.). Mais que isso: não desistiu na primeira derrota. Transformou-a em combustível de vitória!!


Obrigado Amanda! Obrigado por seu exemplo! Precisamos de seres humanos com essa força do bem! Certamente a medicina está ganhando uma profissional memorável e nós um dos maiores exemplos de FAZER ACONTECER!!


Fonte: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior