(19) 3807-6766 | (19) 99678-0175 | (11) 97309-8320
Palestrante Dill Casella

  • Super Minas
  • Accenture
  • Shell
Home | Artigos do Dill Casella

JÁ VENDI...E DAÍ?



Os esforços para vender são monstruosos! Campanhas e mais campanhas, verdadeiros exércitos nos telemarketings ligam suas metralhadoras vocais diariamente! Florestas inteiras são devastadas para fabricação de matéria prima para folders, cartazes, etc.


Carros e motos de som reproduzem insuportáveis sons e campanhas que muitas vezes não desejamos ouvir, mas somos obrigados... Enfiam-nos jingles tímpanos abaixo que, muitas vezes até cantamos sem desejarmos! Lavam nossos cérebros!!


A internet é a bola da vez! Todos conectados, navegando e “trombando em spams” e anúncios virtuais... E viva os programas de busca!! Viva o e-mail marketing!!


Na TV (aberta e fechada), as cifras são milionárias!! A Rede Globo vai faturar R$486 milhões nas seis cotas que vendeu para a Copa do Mundo: Coca-Cola, Ambev, Olimpikus, Oi e Fiat.


Continuando no clima de Copa do Mundo, a Seleção Brasileira de Futebol já tem três vezes mais patrocinadores do que na última edição do mundial. São dez contratos fechados e um em negociação. A arrecadação deve chegar a US$ 200 milhões em contratos de patrocínio este ano.

Estarão com a Seleção: Vivo, Nike, Itaú, AmBev (que além de ter também comprado cota com a Rede Globo, tem contrato com a FIFA. Estrategicamente, estão bloqueando a presença da concorrência!) e o Frigorífico Marfrig - que comprou a marca Seara, além de Volkswagen, TAM, Gillette, Pão de Açúcar e Nestlé.


Que fique bem claro: não sou contra publicidade! Uso várias dessas estratégias para vender minhas palestras e treinamentos!


Quero falar da presença depois da venda. Em muitos mercados, o giro é tão, tão grande que isso importa muito pouco... Talvez no seu, no meu e em tantos outros, isso não seja realidade...


Quero lembrá-lo da importância de manter um cadastro ativo com seu cliente muito mais “ligado e vivo" que uma planilha de Excel! Se você estiver pensando além do cadastro, num relacionamento, avançamos.


Conheço empresas que, através de um sistema atualizado e extremamente diversificado (CRM e outros dispositivos) sabem até dos hábitos gastronômicos e esportivos de seus clientes! E mais: sabem quem são os adversários (clientes dos clientes em muitas vezes), bem como os resultados das partidas de tênis do final de semana. Paparazzis corporativos? Pode ser, mas funciona que é uma beleza!!


Se a intenção for além da simples relação de compra e venda e se seus olhos estiverem sob o foco do cliente, avançamos muito!! O que será que o cliente do cliente faz? Como eu posso colocar minha inteligência, meu departamento de P&D para pensar em algo lá na ponta da cadeia e que eu possa agregar de onde estou?


Muitas vezes o cliente nem sabe o que quer, mas sabe muito bem o que não quer! E ai não adianta martelar na mesmice...Abra os olhos!


Caro profissional da área comercial: jamais se satisfaça com uma única venda! Agregue, diferencie-se, inove, seja teatral, assuma outra postura! Cobre isso também de seu líder, do dono da empresa, do seu colega ao lado! Lembre-se: quem fica parado é poste!


Autor: Dill Casella

Dill Casella é autor do livro “Atitude e Altitude” pela Editora Vozes, de dezenas de artigos publicados em mídia impressa e digital e um dos palestrantes mais criativos e contratados atualmente no Brasil!


Voltar para a página anterior